Unidos pelas semelhanças. Vamos falar de Papagaios

Unidos pelas semelhanças. Vamos falar de Papagaios

Talvez você tenha notado em algum outro texto que falo sempre em papagaios e se perguntado se aquilo que eu disse também vale para outras espécies. Você também pode ter me achado meio burrico por não usar o termo “Psittaciformes” ou psitacídeos.

Em outras línguas existe uma palavra comum que designa toda as aves da ordem dos Psittaciformes, aqueles que têm o bico curvo, o que inclui araras, calopsitas, papagaios, lóris, periquitos, jandaias, agapornis etc). 

Em inglês, parrot; em espanhol, loros; em italiano pappagalli e por aí vai. 

Só que em português costumamos utilizar o termo equivalente, papagaio, para no referir somente àqueles verdinhos do gênero amazona. Para falar genericamente, recorremos aos termos científicos “Psittaciformes” ou psitacídeos. Mas isto é muito antipático, né não?


 

 


É inegável que cada espécie de psitacídeo tem características marcantes, que a tornam especial – e irresistível (quem nunca teve vontade de comprar um de cada?).

Por outro lado, são muitos os pontos em comum e não faz sentido não usarmos uma palavra simples para tratar de todos eles. 

Para a grande maioria dos assuntos que pretendo tratar por aqui, a espécie não faz diferença e seria cômodo ter um termo comum para se referir a todas elas. O método para ensinar uma arara azul a voar – ou a voltar para a gaiola, a fazer as necessidades no lugar certo etc – são exatamente os mesmos para treinar uma calopsita.

Sempre me referi à Lorenza e ao Giallo como meus papagaios. Acho muito mais fácil. Todo mundo sabe o que é um papagaio, mas as pessoas nem sempre sabem o que é um lóris ou uma ararajuba. Não vejo motivo para me apegar a detalhes, a não ser que a pessoa se interesse e queira saber mais.

É por todos estes motivos que uso o termo papagaio por aqui. E agora você já sabe que – a não ser que o próprio texto contenha alguma ressalva – o que eu disser sobre papagaios, vale também para qualquer espécie de psitacídeo.


Curta nossa página no Facebook, siga-nos no Twitter, no Instagram ou no Google+.

 
 

Quer ficar por dentro de todas nossas novidades? Inscreva-se já!

* necessário

Seu papagaio mais comportado e feliz! Inscreva-se!

*preenchimento necessário

Curta nossa página no Facebook!

Lorenza mail

Inscreva-se na nossa lista!

Receba todas as nossas novidades diretamente no seu e-mail!

Inscrição concluída com sucesso!

Shares
Share This